Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Nota Pública : Projeto de Lei Orgânica da Defensoria Pública do Estado do Paraná

    A Pastoral Carcerária vem pela presente nota pública, manifestar o total apoio ao Estado do Paraná pelo compromisso com a aprovação do Projeto de Lei de Criação e Estruturação da Defensoria Pública do Estado, o que representa um grande avanço no reconhecimento da cidadania dos grupos vulneráveis.

    Como entidade sempre atrelada à trabalhosa luta pela consolidação dos Direitos Humanos no Brasil, a Pastoral Carcerária traz sempre consigo a convicção de que aqueles mais vulneráveis à violação de direitos só serão efetivamente protegidos se tiverem ao seu alcance uma Defensoria Pública presente em todos os Estados brasileiros.

    Passados mais de 20 anos de descumprimento à Constituição Federal, um passo de extrema importância foi dado pelo governo paranaense, com o envio do Projeto de Lei que regulamenta a Defensoria Pública Estadual, possibilitando a democratização do Poder Judiciário e permitindo que todo e qualquer indivíduo, independentemente de sua condição social, raça, cor ou etnia, possa se socorrer de um magistrado.

    Sem dúvida o maior beneficiário será o cidadão carente que, ao ter seus direitos violados, acabava ficando sem acesso ao Poder Judiciário e sem orientação jurídica.

    Nesta segunda-feira, 04 de outubro de 2010, o Governador do Paraná, Orlando Pessuti, encaminhará à Assembléia Legislativa pedido de Urgência Constitucional, para que o Projeto de Lei tramite com prioridade máxima. A iniciativa do Governador possibilitará cidadania à população carente do Paraná, promovendo a valorização da dignidade humana e ampliando o acesso à Justiça da população vulnerável.

    Sendo assim, a Pastoral Carcerária espera que a Assembleia Legislativa aprove com a urgência necessária o Projeto de Lei Orgânica da Defensoria Pública do Estado do Paraná, que será mais um passo firme daqueles que defendem a plena concretização da democracia no Brasil.

    Brasília, 1º de outubro de 2010.

    Dom Ladislau Biernaski, CM

    Bispo Diocesano de São José dos Pinhais e Presidente Nacional da Comissão Pastoral da Terra

    Pe. Valdir João da Silveira

    Coordenador Nacional da Pastoral Carcerária - CNBB

    Ir. Delci Maria Franzen

    Assessora da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da CNBB

    05/10/2010

    • Publicações361
    • Seguidores2
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações55
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nota-publica-projeto-de-lei-organica-da-defensoria-publica-do-estado-do-parana/2407660

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)