Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    DPU na comunidade, por André Dias Pereira*

    A Defensoria Pública da União (DPU) delineia-se, em nosso ordenamento jurídico, como instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado. Incumbe-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, dos cidadãos desprovidos de recursos. São objetivos institucionais da DPU a primazia da dignidade da pessoa humana, a redução das desigualdades sociais, a afirmação do Estado Democrático de Direito e a garantia dos princípios constitucionais da ampla defesa e do contraditório. Ela cumpre, assim, papel vital para a real democratização do acesso à Justiça e efetivação dos direitos fundamentais em um país ainda tão desigual e socialmente injusto com o o nosso.

    Neste contexto, o projeto DPU na Comunidade, de iniciativa da Defensoria Pública da União em Santa Catarina, concretiza inovadora missão institucional: promover a difusão e a conscientização dos direitos humanos, da cidadania e do ordenamento jurídico, transmitindo informações fundamentais ao exercício da cidadania plena e educando em direitos, além de garantir assistência jurídica integral, gratuita e de qualidade, de forma real e efetiva, mediante atendimento jurídico ao segmento da população mais vulnerável. A atividade ganha mais importância em um Estado que, inexplicavelmente, ainda não possui sua defensoria pública estadual.

    A realização do projeto importa no deslocamento de defensores públicos federais a comunidades carentes, a fim de, durante todo um dia, difundir direitos da cidadania e a forma de exercê-los, articulando, ainda, as medidas extrajudiciais ou judiciais pertinentes a garantir os direitos dos cidadãos de baixa renda da localidade, dentro da área de atuação da DPU. Nesta sexta-feira, o DPU na Comunidade será realizado n o Estádio Orlando Scarpelli, com o apoio do Figueirense Futebol Clube.

    *Defensor público federal

    • Publicações361
    • Seguidores2
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações100
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dpu-na-comunidade-por-andre-dias-pereira/2646061

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)